Nossa Proposta Pedagógica

Colégio Sant’Anna – Conhecimento / Sustentabilidade / Amor.

Educação Infantil

Trabalhar com a Educação Infantil, é uma tarefa delicada e gratificante. As primeiras palavras, o início da escrita, a descoberta da leitura, são momentos inigualáveis no desenvolvimento de um ser humano.
São pontos básicos na Educação Infantil o desenvolvimento da capacidade de pensar, raciocinar e criar, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades; além da formação de atitudes e valores, num trabalho conjunto com a família e a comunidade.
É nesse momento, fora do aconchego do lar, que a criança necessita da continuidade da afetividade e do carinho, de que até então foi cercada. Assim, envolto num clima de bem estar físico, social e emocional, de forma lúdica, o aluno da Educação Infantil vai passo a passo descobrindo o mundo que o cerca, através de estímulos da ambiência; levando-o a observar, investigar e aprender, culminando com o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Ensino Fundamental

Em continuidade à Proposta Pedagógica realizada na Educação Infantil, o Ensino Fundamental visa ajudar o educando a continuar na sua busca pelo crescimento intelectual e atitudinal. Nessa etapa é necessário oferecer oportunidades de progredir no saber e no saber fazer. Somos então levados a potencializar o processo educativo, as possibilidades de aprender e de se aperfeiçoar, transcendendo com nossos alunos os “muros da escola” em atividades de cultura e lazer, inseridas no processo pedagógico. Também no Fundamental I, nosso colégio pretende estimular a cada dia a curiosidade intelectual do nosso educando, transmitindo ainda mais o gosto e prazer de aprender, e a capacidade de aprender a aprender.
Esta é a hora de sedimentar o que foi desenvolvido no segmento anterior. Nessa etapa, o aluno é levado a refletir, de forma mais densa, sobre algumas questões com as quais teve contato, colocando em prática as habilidades de compreensão, interpretação e raciocínio lógico em todas as modalidades de ensino.
Coincidindo com a entrada da adolescência, consideramos importante a discussão de questões relativas à prevenção de situações nocivas ao aluno, como uso de drogas, acidentes diversos, orientação sexual e afetiva, entre outros.
No CSA, o aluno aprende analisando, participando, opinando, discutindo… Acreditamos que, desta forma, estaremos contribuindo para a formação de um indivíduo capaz de viver em sociedade de forma crítica, solidária e positiva.

Ensino Médio

É uma continuidade dos níveis de ensino anteriores e tem a finalidade de fundamentar e ampliar, cientificamente, os conteúdos que envolvem as mudanças sociais, nas quais estão inseridos.
Propiciar ao aluno o contato mais amplo possível com todas as áreas do conhecimento e, assim formar o cidadão responsável e capaz de solucionar problemas utilizando as ferramentas adquiridas com a aprendizagem na escola. Nesta fase, o objetivo primordial do CSA é oferecer excelência acadêmica nas diferentes disciplinas, promover a discussão dos temas atuais e garantir que o aluno seja capaz de fazer uma escolha profissional consciente e tenha êxito no processo de seleção para a universidade.